quarta-feira, 18 de março de 2015

Slot - Clock - Firewall

Slot

    Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe e Placas- Avós também são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo, som, modem e rede por exemplo).

Slot 1 refere-se a uma especificação física e elétrica para o conector usado por alguns microprocessadores  da Intel, incluindo o Celeron ,Pentium ll e Pentium lll. Foram implementadas configurações para processador único e dual.



    O Slot 1 foi uma derivação dos soquetes quadrados ZIF PGA/SPGA usados nos processadores Pentium e anteriores. Em vez disso, o processador é montado num Single Edge Contact Cartridge (SECC), semelhante a um Slot PCI,  mas com um conector de 242 pinos.
    As especificações do Slot 1 permitem frequências maiores de barramento do que as do Soquete 7. Placas-mãe de Slot 1 usam o protocolo de barramento GTL+.
    Alguns processadores Pentium-II de 350MHz e 450MHz, e todos os Pentium-III de Slot 1, são da variedade aperfeiçoada SECC2.
    Deve ser notado que embora os clipes de retenção do SECC2 podem prender um módulo SECC, os clipes SECC não farão o mesmo com um módulo SECC2. O slot A padrão usado pela AMD era mecanicamente idêntico, mas eletricamente incompatível.




Clock

    Em eletrônica  e especialmente em circuitos digitais síncronos , o clock é um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos. Um sinal de clock oscila entre os estados alto e baixo, normalmente usando um duty cycle de 50%, e gerando uma onda quadrada . Circuitos que usam o sinal de clock para sincronização podem se tornar ativos no ápice, na queda ou em ambos os momentos do sinal de clock (por exemplo, umaDDR SDRAM).



    Maioria dos circuitos integrados (ICs) é de complexidade suficiente para utilizar um sinal de Clock, a fim de sincronizar as diferentes partes do circuito, de ciclo a uma taxa inferior do que as de pior caso atrasos de propagação interna. Em alguns casos, mais do que um ciclo de Clock é necessário para executar uma ação previsível. Como CIs-se mais complexo, o problema de fornecer Clocks precisos e sincronizados para todos os circuitos torna-se cada vez mais difícil. O exemplo mais proeminente das tais fichas de complexos é o microprocessador, o componente central de computadores modernos, que se baseia em um relógio a partir de um oscilador de cristal. As únicas exceções são os circuitos assíncronos, tais como CPUs assíncronas.
    Um sinal de Clock também pode ser fechado, ou seja, combinado com um sinal de controlo, que ativa ou desativa o sinal de relógio para uma determinada parte de um circuito. Esta técnica é frequentemente usada para economizar energia efetivamente desligar partes de um circuito digital, quando não estão em uso, mas tem um custo de maior complexidade na análise de timing.

    A maioria dos circuitos síncronos modernos usam apenas um "Clock monofásico"- em outras palavras, eles transmitem todos os sinais de Clock em (efetivamente) 1 fio.

Firewall 
    Uma firewall (em português: parede de fogo) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtro de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCM/lP
Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hadware, a combinação de ambos é chamado tecnicamente de "appliance" . A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.


    Os sistemas firewall nasceram no final dos anos 80, fruto da necessidade de criar restrição de acesso entre as redes existentes, com políticas de segurança no conjunto de protocolos TCP/lP. Nesta época a expansão das redes acadêmicas e militares, que culminou com a formação da ARPANET e, posteriormente, a Internet e a popularização dos primeiros computadores tornando-se alvos fáceis para a incipiente comunidade hacker.
    Casos de invasões de redes e fraudes em sistemas de telefonia começaram a surgir, e foram retratados no filme Jogos de Guerra ("War Games"), de 1983. Em 1988, administradores de rede identificaram o que se tornou a primeira grande infestação de vírus de computador e que ficou conhecido como Internet Worm. Em menos de 24 horas, o Worm escrito por Robert T.Morris Jr disseminou-se por todos os sistemas da então existente Internet (formado exclusivamente por redes governamentais e de ensino), provocando um verdadeiro "apagão" na rede.

    O termo em inglês firewall faz alusão comparativa da função que este desempenha para evitar o alastramento de acessos nocivos dentro de uma rede de computadores a uma parede antichamas, que evita o alastramento de incêndios pelos cômodos de uma edificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário